Seminário: O CORPO

Seminário: O CORPO

É verdade que para falar do corpo temos sempre que nos colocar esta questão, de que corpo se trata? Assim, como se houvesse muitos? O corpo, é antes de tudo um efeito de linguagem. Mas como ele se acomoda no corpo tomado como imagem? Situá-lo na lógica do um-a-mais como faz Lacan, longe de indicar que há mais de um,  demonstra que temos um corpo. “Não se é o corpo. Tem-se.” E um apenas. Ainda bem, considerando os embaraços da nossa relação com ele! Conhecer o corpo pelo seu avesso, pelo que trama o seu bordado; pelo efeito de entalhe que sobre ele tem lalangue, e ao próprio corpo como efeito da linguagem que se estrutura para dela dar conta! Conhecer por fim os fenômenos, que nos dias de hoje afetam o corpo e nossa relação com a imagem. Que tarefa! 

Falando sobre o mal estar na civilização, descrito por Freud, do qual procede toda a nossa experiência enquanto analistas, Lacan afirmava que o que há de impressionante é que o corpo contribui para esse mal estar “de um modo que sabemos muito bem animar... animar os animais do nosso medo. Do que temos medo? Não simplesmente a partir do que temos medo. Do que temos medo? De nosso corpo.” (1974)

Um ano depois, referindo-se ao corpo enquanto imagem, diria que “esse corpo  tem um poder tal de cativação que,  até certo ponto, os cegos deveriam ser invejados”. 

Como transitar pelo mundo com esse corpo do qual procede nosso medo e fascinação? 

Frequência: Um sábado por mês, das 9:00h às 11:00h, conforme calendário. 

Início: 15/05/21

Em que pese o seminário ter sido anunciado para o início de 2020, como parte dos preparativos para o Colóquio sobre o mesmo tema que realizaríamos no fim do mesmo ano, o adiamento deste sugeriu a postergação daquele. A perspectiva um pouco mais otimista em que nos movemos nesse momento imprimiu  ao projeto uma nova atualidade. 

Em curso 

Informações e inscrições pelo telefone  41 9937-2762 ou pelo e-mail larissaolsen@gmail.com

por: Angela Valore